Membros

terça-feira

O Calendário Dodecaédrico 2013

Para começar com o pé direito o ano novo, apresento a todos os leitores a quarta edição do calendário dodecaédrico. Além de ser um enfeite muito bonito, é um objeto funcional para todo o ano. Além disso, é uma atividade muito interessante numa aula de Geometria Espacial.

O primeiro passo para fazer o seu calendário dodecaédrico é clicar na imagem acima e fazer o download do modelo em pdf. Coloque um pedaço de cartolina ou papel machê na impressora no tamanho de uma folha [;A4;] e imprima o modelo.

Em seguida, recorte o modelo nas linhas contínuas. No modelo, ha algumas bordas grossas e por isso, recomendo que as recorte do tamanho das outras bordas para facilitar a colagem. Dobre as linhas tracejadas com auxílio de duas réguas, ou seja, coloque a régua em cima desta linha e com auxílio da outra régua dobre para dentro e depois para fora.

A próxima e última etapa é colar as faces do dodecaedro usando cola branca. Com muita paciência, cole a parte inferior primeiro ([;6;] primeiros meses) e em seguida cole a parte superior. Una essas duas partes, deixando a face que não possui bordas para ser colada por último.

8 comentários:

  1. Olá Paulo, esse calendário é muito elegante mesmo, pois tem este sólido belíssimo que é o dodecaedro. Vou imprimir!

    Um grande abraço e um ótimo 2013 para todos nós!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo eu confecciono um calendário deste. É bom para treinar as habilidade de dobrar e colar sólidos espaciais. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

      Excluir
  2. Parabéns pelo site, muita coisa boa aqui!!! Já peguei o meu calendário!!! Felicidades em 2013.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Paulo!!!!

    Tudo bem? Assim espero, como também, desejo que mais coisas boas, senão ótimas lhe aconteça durante todo o ano de 2013!!!!!

    Já baixei o arquivo e vou montar esse calendário porreta!!!! Para todas as ações, as grandezas, tempo e a energia, estarão sempre presentes, vinculadas, feito irmãos siameses e... cabe à nós, enquanto possuirmos energias, determinarmos qual é a nossa realidade temporal e um calendário é uma peça que nos permite isso, principalmente, quando apresentado em 3D, matematicamente belo, o que nos faz sermos mais atentos a esse parâmetro tão valioso na nossa vida!!!!

    Parabéns, obrigado, um ótimo ano de 2013 e... vamos que vamos, renovando esse calendário, ano após ano, de sorte que ultrapassemos à próxima fracassada data apocalíptica para o fim do mundo, rsrsrsrs!!!! Quem viver verá a UBM varrer todo o planeta e exorcizar a famigerada "besta fera" da ignorância científica humana!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Valdir, estamos todos bem e com saúde. Também desejo que 2013 seja um ano de muitas realizações para você e sua família.

    Esta é a terceira edição do calendário dodecaédrico e espero fazer muitas outras edições, escrever muito posts, exorcizar a preguiça, a falta de tempo para manter atualizado este blog e a UBM.

    Abraços e feliz 2013!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia do calendário dodecaédrico, já baixei o arquivo e em breve vou fazer o meu também... Seu blog é muito bom, ótimo trabalho que foi feito aqui... Sou um admirador de seu blog... Queria agradecer a sua parceria com meu blog e te desejar muito sucesso nesse ano de 2013 com seu blog...

    Um abraço e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do calendário dodecaédrico. Desejo o mesmo para o seu blog.

      Excluir
  6. Adorei a ideia!!! Estava procurando um calendário para entregar a meus alunos e esse foi perfeito! Parabéns pelo blog e pela iniciativa! Abçs!

    ResponderExcluir